O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), declarou nesta quarta-feira (21) que os ambulantes e catadores que vão atuar no Carnaval de Salvador em 2026 contarão com o maior conjunto de apoio já oferecido pela Prefeitura, incluindo isenção total de taxas, transporte gratuito, espaços de descanso e locais de higienização. A declaração aconteceu durante entrega de encosta em Matatu de Brotas.
De acordo com o chefe do Palácio Thomé de Souza, o ordenamento dos ambulantes seguirá o mesmo procedimento adotado em anos anteriores, com áreas previamente definidas, mas com uma ampliação significativa das condições de trabalho oferecidas a esses profissionais.
“Vamos ter restaurantes populares, transporte gratuito, locais para higienização e descanso. Muitos desses espaços foram cedidos gratuitamente pela iniciativa privada, e isso faz toda a diferença”, afirmou.
O chefe do Executivo soteropolitano ainda ressaltou que as medidas têm objetivo de garantir mais dignidade, segurança e conforto aos trabalhadores informais durante os dias de festa. “Não tenho dúvidas de que será o maior apoio que a Prefeitura já fez aos ambulantes e catadores, dando melhores condições de trabalho”, continuou.
Além disso, Bruno Reis confirmou a isenção do pagamento de qualquer taxa municipal, ampliando o acesso desses trabalhadores à atividade econômica gerada pelo Carnaval, considerado o maior evento popular do país.