O Esporte Clube Vitória está próximo de anunciar o seu mais novo treinador. Jair Ventura, que está de saída do Avaí, deve chegar em Salvador na quarta, 24 de setembro, para assinar contrato.
Na atual temporada, o Leão da Barra já contou com três treinadores, Thiago Carpini, que estava na equipe desde 2023, Fábio Carille, e o auxiliar Rodrigo Chagas, que deve ser o mais novo auxiliar técnico do time profissional.
Jair Ventura chega para mais uma aventura na primeira divisão. Coincidentemente, o técnico vem sendo o escolhido quando o assunto é: se manter na Série A.
O comandante fez isso com o Sport, em 2020, onde fez um bom primeito turno, mas decaiu no returno, porém, conquistando o necessário de pontos para a manutenção na elite.
Com o Juventude, um ano depois, em 2021, também auxiliou a equipe gaúcha a se manter na primeira divisão.
Agora, com o Vitória, a expectativa é que esses sucessos se repitam e a equipe baiana se mantenha mais um ano no palco mais alto do futebol brasileiro. Jair Ventura iniciou sua carreira como treinador em 2016, no Botafogo, onde dirigiu o time em 22 partidas, conquistando 12 vitórias e conseguindo um aproveitamento de 54,55%. Um ano depois, em 2017, continuou na Estrela Solitária e realizou 30 vitórias em 72 partidas, com aproveitamento de 41,67%.
Nos anos seguintes, passou pelos paulistas Santos e Corinthians, onde não teve muito sucesso.
Em 2020, chegou na Ilha do Retiro para treinar o Sport. O carioca fez um ótimo primeiro turno, mas, no segundo turno, viu o rebaixamento de perto e conseguiu se manter na elite na penúltima rodada.
Em 21, passou por Chapecoense e Juventude. No clube gaúcho, o comandante ajudou na missão de ficar na Série A.
O Goiás foi o clube pelo qual treinou em 2022, onde disputou 40 jogos e obteve 12 vitórias.
Em 2023, de volta ao futebol goiano, Jair Ventura conquistou o seu primeiro e único título da carreira pelo Atlético Goianiense, onde foi campeão estadual. O treinador ficou até 2024 no Dragão.
Um ano depois, em 2025, voltou ao Goiás, onde comandou a equipe em 21 jogos, com 8 vitórias. Depois assumiu o Avaí, seu último clube, onde venceu nove partidas.
Agora, chega ao Vitória para a disputa da Série A.