Além das inspeções, o órgão também iniciou um seminário voltado aos condutores que vão trabalhar no Carnaval. A ação preparatória ocorre até o dia 11, na sede do Detran-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Participam representantes da Neoenergia Coelba, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde da Bahia (Suvisa) e Ministério Público do Estado (MPE). A ideia é preparar os motoristas para situações específicas dos circuitos, como direção em meio à multidão, atenção redobrada e protocolos de segurança, além de noções de direção defensiva.
Para quem participa, a iniciativa faz diferença. O condutor de trio, José Ivanério Santos, é um deles. “Esse seminário é fundamental, porque colocar um veículo do porte de um trio elétrico, grande, pesado e alto, exige muita responsabilidade. Trio não é brinquedo, é um carro de trabalho. Por isso, o condutor precisa estar bem preparado para garantir a segurança e levar alegria ao público”, considerou.
Este ano, a festa ganha uma novidade: o Espaço de Descompressão, criado para oferecer descanso e apoio aos profissionais, com duas salas, uma no Campo Grande e outra na Barra. “Muitos condutores de trios elétricos chegam ao local e acabam esperando horas até o início do percurso. Por isso, foi preparado um espaço confortável, com café, água e lanche, para que possam aguardar com mais tranquilidade e começar o desfile mais descansados”, contou Max.
Foto: Thuane Maria/GOVBA