Jogão neste domingo à tarde em Salvador. Bahia e Red Bull Bragantino se enfrentam neste domingo (2), na Arena Fonte Nova pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, as 16 horas, em um duelo que promete equilíbrio e muito jogo. De um lado, o Tricolor Baiano, firme na briga pela vaga direta na Libertadores. Do outro, o Massa Bruta, tentando reagir após uma sequência irregular e o início da era Vagner Mancini no comando técnico.
Vivendo uma das melhores campanhas como mandante no Brasileirão, o Bahia chega empolgado para o confronto. A equipe de Rogério Ceni ocupa a 5ª colocação, com 49 pontos em 30 jogos, e quer aproveitar o apoio da torcida na Arena Fonte Nova para se consolidar entre os primeiros colocados. Nos últimos cinco jogos pelo Brasileirão, o desempenho tricolor é positivo, foram três triunfos e duas derrotas.
O time paulista ocupa a 12ª colocação, tentando se reencontrar sob o comando de Vagner Mancini, que chegou recentemente para substituir Fernando Seabra. Nos últimos cinco jogos, o desempenho foi irregular: foram três derrotas, uma vitória e um empate.
O departamento médico do Bahia segue movimentado. Mesmo com Caio Alexandre iniciando a fase de transição, o técnico Rogério Ceni ganhou novas dores de cabeça: Gilberto e Sanabria se juntaram à lista de baixas. Além dos lesionados, o Tricolor Baiano também não contará com Ademir, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo.
Além das arquibancadas, o Bahia conta com outro reforço vindo do departamento médico. O atacante Erick Pulga está totalmente recuperado da lesão sofrida na coxa no último mês de agosto e será opção para o jogo. Xodó da torcida, Pulga se tornou um dos principais jogadores da equipe, tendo contribuído com oito gols e oito assistências na temporada.
Em coletiva realizada na última sexta-feira (31), o atleta garantiu que está preparado para ajudar o Esquadrão na partida de domingo. “Fisicamente, estou bem. Estou me preparando bem, essa última semana foi bem intensa. É todo um protocolo, acredito que vou ter alguns minutos para estar em campo e ajudar o Bahia a conquistar o triunfo”, disse Pulga, que completou:
“O momento foi difícil, porque a lesão não é fácil. Quem mais me ajudou foram meus familiares, que sempre me apoiaram e falaram que eu voltaria bem. Estou voltando forte e firme. Agradecer toda a parte do estafe, que sempre me apoiou na minha ‘relesão’. Fico feliz por isso, por todas as pessoas do clube ficarem preocupadas comigo. É gratificante demais estar voltando e ajudar o Bahia da melhor forma”.
Outro que pode aparecer na lista de relacionados é o meia Éverton Ribeiro. Ele está afastado desde o duelo contra o Flamengo, no dia 5 de outubro, se recuperando de uma cirurgia para tratar um câncer na tireoide. Na última semana, o capitão tricolor voltou a treinar com o elenco.
Quem não joga no domingo é o volante Caio Alexandre, em fase final de tratamento de lesão no reto femoral, o lateral-direito Gilberto, com estiramento na região posterior da coxa direita, e o atacante Sanabria, que sofreu uma lesão no ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo. Além deles, o atacante Ademir está suspenso após receber o terceiro cartão amarelo na derrota para o São Paulo, no último sábado (25).
“Sempre mantemos a postura. Em todos os jogos, queremos estar na parte de cima da tabela para alcançarmos a nossa meta, que é chegar na Libertadores. Nossa torcida também espera muito isso. Temos que melhorar muito fora de casa. Que nós possamos fazer bons jogos como visitante para conquistar os pontos que estão faltando”, finalizou Pulga.