A liderança da oposição da Câmara Municipal de Salvador (CMS) vai sofrer alterações em 2026. A partir de 2 de fevereiro, data em que os trabalhos do Legislativo serão retomados após o recesso parlamentar, o posto será ocupado pelo vereador Randerson Leal (Podemos).
Segundo o vereador, ele irá assumir a liderança por causa de um acordo prévio firmado entre os integrantes da bancada de oposição.
“A oposição se reuniu quando todo mundo assumiu o mandato e nós decidimos já os quatro anos da liderança da oposição. E, neste ano de 2026, ficou acordado que eu possa assumir, representando o Podemos. Claro que nós vamos nos reunir agora, quando voltarem as atividades, para sacramentar o que já estava organizado desde 2024. A expectativa é que a gente possa assumir realmente”, afirmou.
O edil aproveitou a oportunidade para parabenizar a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) pela forma como conduziu a liderança da oposição em 2025.
“Quero parabenizar mais uma vez a nossa grande líder, nossa querida amiga vereadora Aladilce Souza, que fez um excelente trabalho. Tenho aprendido muito com ela e espero fazer também um trabalho à altura da oposição, à altura do povo de Salvador, lembrando que o que a gente faz aqui na Câmara reflete diretamente na população”, acrescentou.
Randerson Leal substituirá Aladilce Souza (PCdoB) na liderança da oposição. O grupo mantém o sistema de revezamento anual da função ao longo da legislatura. Em 2027, a vereadora Marta Rodrigues (PT) deverá assumir o posto, enquanto, em 2028, a liderança deverá ficar com o vereador Silvio Humberto (PSB).