Foto: Reprodução/
Foi emocionante o fim da primeira fase do Baiãnão 20024. A primeira fase do Campeonato Baiano chegou ao fim neste domingo com emoção de sobra para o torcedor. Com finais de jogos eletrizantes, as definições dos classificados e rebaixados só vieram após o apito final. A novidade em relação ao início da rodada foi a classificação do Jequié, que vai se juntar a Bahia, Vitória e Barcelona de Ilhéus nas semifinais.
O Jiquié empatou por 0 a 0 contra o Jacobina, fora de casa, chegou aos 14 pontos e ficou com a 4ª posição. Para o Jacobina, a partida também valia a classificação para a Série D, mas o Jegue da Chapada ficou em 6º e acabou sem a vaga.
O Jequié terminou o campeonato com a mesma pontuação do Juazeirense, mas levou a melhor no saldo de gols (0 a -3) após o Cancão ser goleado pelo Bahia de Feira.
O Tremendão, inclusive, terminou na 9ª posição, com oito pontos, e foi rebaixado. Campeão baiano em 2011, o Bahia de Feira venceu bem o Juazeirense nesta última rodada por 5 a 1, na Arena Cajueiro, mas não foi o suficiente, já que o Atlético de Alagoinhas, que dependia só de si para permanecer na elite, marcou no fim do jogo contra o Barcelona de Ilhéus e garantiu a permanência.
Já na parte de cima da tabela, o Bahia avançou em primeiro após vencer, sem maiores dificuldades, o Jacuipense, por 2 a 0, na Arena Fonte Nova. O Vitória, que não se classificava no Baianão há cinco anos, avançou em segundo ao bater o Itabuna pelo mesmo placar, só que fora de casa. O Dragão do Sul, por outro lado, terminou na lanterna da competição e foi o segundo rebaixado para a Série B do Baiano.
Classificados:
- Bahia, 19 pontos e saldo de 15 gols
- Vitória, 19 pontos e saldo de nove gols
- Barcelona de Ilhéus, 16 pontos
- Jequié, 14 pontos