Em homenagem ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama, monumentos históricos de Salvador terão acionamento de iluminação temática a partir desta sexta-feira (1º). O Elevador Lacerda, o Farol da Barra, a Praça da Sé, o Terreiro de Jesus e do Campo Grande ficarão cor-de-rosa até o final do mês, dia 31 de outubro.
O acionamento da iluminação acontecerá diariamente durante o período, a partir das 18h. A ação, em parceria com a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip/Semop), também vai abranger os hospitais Aristides Maltez (HAM) e Municipal de Salvador (HMS).
Além do ato simbólico, a prefeitura de Salvador fará uma programação de conscientização da população, com campanhas e atendimento de 50 pacientes assistidas pelos centros de proteção à mulher no Labchecap, em São Marcos, e pacientes atendidas pelo SUS no Instituto Patrícia Lordêlo (IPL), no Itaigara, para exames de imagem.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio 2020-22, a expectativa é de 1.180 casos novos de câncer de mama em Salvador. A ginecologista e obstetra da SMS, Sandra Renata Marques, explica que a realização de exames para diagnóstico são essenciais para a chance de cura. “Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alerta.
Foto: Divulgação/Secom