Foto EC Bahia/
Bahia confirma oficialmente, a chegada de mais um reforço para a sequência da temporada. Trata-se do lateral-direito Gilberto de 30 anos, o defensor é a primeira contratação do Esquadrão para o segundo semestre. O atleta estava no Benfica-POR desde 2020, onde foi campeão português há menos de um mês.
O contrato é válido até o final de 2026 e ele já está treinando na Cidade Tricolor. Gilberto também acumula passagens por Fluminense, Internacional, Vasco e Botafogo, além de outros clubes pelo exterior.
Gilberto chega ao Bahia para reforçar um setor em baixa desde a lesão de Vítor Jacaré, atacante improvisado por Renato Paiva. Atualmente, o treinador conta com Cicinho e André para a lateral direita.
Gilberto está no Benfica desde o segundo semestre de 2020 e tem média superior a 35 jogos por temporada. No total, o jogador fez 106 jogos pelo clube, com oito gols e sete assistências. No ano passado, ele conquistou o Campeonato Português.
No Brasil, Gilberto debutou como profissional com a camisa do Botafogo, em 2011. Desde então, ele passou por Internacional, Fiorentina-ITA, Hellas Verona-ITA, Latina-ITA, Vasco e Fluminense.
O lateral teve passagem por Seleções de base e venceu o Torneio Internacional de Toulon, em 2014.
Nota oficial do Bahia
“O Esporte Clube Bahia informa que finalizou os entendimentos junto ao Benfica para a aquisição do lateral direito Gilberto, campeão português há pouco mais de um mês.
O atleta, também com passagens pelo futebol italiano e alguns dos principais times brasileiros, assinou contrato até o final de 2026.
O diretor de futebol Carlos Santoro comentou:
“Gilberto saiu do país como um dos principais jogadores da Série A e seguiu demonstrando isso num grande da Europa, disputando Champions League e conquistando título. Agora, mesmo procurado por muitos clubes do Brasil, sempre colocou como prioridade o Bahia”.
Nas ‘Águias’ de Lisboa somou 106 jogos, 8 gols e 7 assistências desde agosto de 2020.
A transferência para Portugal aconteceu após se destacar no Fluminense por três temporadas, a pedido do técnico Jorge Jesus, que havia enfrentado Gilberto no Rio de Janeiro e o indicou para o Benfica.
A primeira experiência europeia foi na Fiorentina, em 2015, depois de chamar atenção no Botafogo, onde começou, e também no Internacional, que havia contratado o lateral por empréstimo.
Também defendeu equipes como o Verona-ITA, em 2016, e o Vasco, em 2017.
Gilberto Moraes Júnior, carioca de 30 anos completados em março, já iniciou os treinamentos na Cidade Tricolor.