Um processo administrativo foi aberto pela Secretaria de Meio Ambiente do município de Guaratinga, na Costa do Descobrimento, com o objetivo de investigar as causas de um incêndio florestal que atingiu cinco fazendas. A área afetada equivale a 30 hectares. As informações são do portal Radar 64, e indicam que o fogo só foi controlado na manhã de sexta-feira (17).
Conforme a reportagem, atuaram para tentar conter o fogo donos de propriedades rurais, funcionários e outros voluntários utilizando tratores e aceiros. Também foram utilizadas bombas d´água intercostais.
“Esses serviços evitaram que a chamas se propagam para uma região de preservação ambiental e tomassem proporções ainda maiores”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Juvenil Dias, à reportagem do Radar 64.
A área atingida pelo incêndio está localizada a cerca de um quilômetro do centro da cidade. A proximidade fez com que a fumaça chegasse até algumas casas.
Ainda de acordo com a matéria, Bombeiros Militares do 6º Grupamento, em Porto Seguro, estiveram na região fazendo uma avaliação técnica na área queimada, com o objetivo de evitar novos focos de fogo. Está sendo feito um levantamento sobre os danos ambientais e os responsáveis.
Foto: Reprodução/ Radar 64