Foto Agencia Brasil/
Começou no dia de ontem, sábado dia 18, e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
Na abertura da semana, o Ministério da Infraestrutura, em parceria com o Conselho Nacional de Trânsito, editou uma resolução que instituiu o novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, cuja meta central é reduzir pela metade mortes por acidentes até 2028 e, com isso, salvar 86 mil vidas.
Segundo o secretário-executivo do ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a Semana Nacional do Trânsito é uma oportunidade para conscientizar sobre os riscos de uma direção perigosa.
As primeiras ações do novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no trânsito estão previstas para começar em janeiro de 2022, com medidas relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, entre outros aspectos.
E durante a Semana Nacional de Trânsito, os Detrans de todo o país vão realizar blitzes educativas e promover debates sobre segurança de ciclistas, pedestres e motoristas.
Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde