Foto Divulgação/
O Campeonato Baiano já tem fórmula de disputa e data de início definidos. Na quarta-feira (26), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou o Conselho Técnico com os clubes da Primeira Divisão para as principais definições do torneio.O regulamento será o mesmo da temporada 2022. As finais estão previstas para os dias 2 e 9 de abril.
Campeão e vice da Série B em 2022, Itabuna e Jacobinense se juntam a Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Doce Mel, Jacuipense, Juazeirense e Vitória na disputa em 2023. Eles ocupam as vagas de Unirb e Vitória da Conquista, rebaixados.
A primeira fase terá nove rodadas com as dez equipes se enfrentando. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais e se enfrentam em jogos de ida e volta para definir os dois finalistas. A decisão também acontece em duas partidas.
A competição estadual começa no dia 10 de janeiro e a a primeira fase encerra em 26 de fevereiro. As semifinais serão em 12 e 19 de março. Enquanto a final será em 2 e 9 de abril.
Além disso, o formato de disputa não sofreu alterações. As dez equipes se enfrentam na primeira fase em nove rodadas com jogos apenas de ida. Os quatro primeiros avançam para a semifinal, em jogos de ida e volta. A decisão também será em duas partidas.
O Campeonato Baiano contará com as participações de Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Doce Mel, Itabuna, Jacobinense, Jacuipense, Juazeirense e Vitória.
Por Raimundo Rui