O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou dois pontos para cima, chegando a 47% das intenções de voto das eleições presidenciais, segundo pesquisa do Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira, 22. O petista abriu 14 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), que se manteve em 33%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Com a oscilação positiva, segundo a pesquisa, cresce a possibilidade de Lula vencer a disputa pela Presidência no primeiro turno. O ex-presidente tem 50% das intenções dos votos válidos (que não levam em conta os votos nulos, brancos e indecisos), ante 48% do levantamento anterior.
Empatados em terceiro lugar estão Ciro Gomes (PDT), que passou de 8% para 7%, e Simone Tebet (MDB), que segue com 5%. A candidata do União Brasil, Soraya Thronicke, oscilou de 2% para 1%. Os demais candidatos alcançaram menos de 1% das intenções de voto.
O instituto ouviu 6.754 pessoas em 343 cidades entre terça-feira, 20, e quinta-feira, 22. Encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa está registrada sob o número BR-04180/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.
Intenção de voto no 2º turno
Em um possível segundo turno entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL), segundo o Datafolha, o petista venceria com 54%, contra 38% do presidente. Os índices se mantiveram estáveis se comparado à pesquisa anterior, divulgada no dia 9 de setembro.