A Polícia Rodoviária Federal resgatou, no domingo (11), 848 aves silvestres na BR 101, em um trecho do município de Jeremoabo. Os envolvidos foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil da cidade.
De acordo com a PRF, policiais realizavam fiscalização de trânsito quando abordaram um veículo. O condutor do automóvel teria apresentado atitude suspeita e realizou manobra de conversão na tentativa de adentrar um estabelecimento comercial e ludibriar a fiscalização.
Diante da situação, os policiais realizaram uma inspeção minuciosa no automóvel, momento este que os dois ocupantes admitiram haver uma grande quantidade de aves, de diversas espécies, para comercialização. Desta forma, foram resgatadas aves das espécies popularmente conhecidas como: Papa capim, Bigodinhos, Trinca-Ferro, Pássaro Preto, Chofreu, Canário da Terra e 3 pássaros encontrados já sem vida.
À polícia, o condutor, um homem de 36 anos, e o passageiro, seu irmão, de 46 anos, afirmaram que as aves foram trazidas de Feira de Santana, centro-norte da Bahia, e seriam levadas até Caruaru (PE) para serem comercializadas.
Após o resgate, a PRF realizou contato com o Ministério Público do Estado da Bahia, através do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que prestou o apoio necessário, acionando a ida de ONG, com a presença de uma veterinária, ao local.