O candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) se comprometeu a emitir mais 10 mil títulos de propriedade e garantiu assistência técnica aos agricultores familiares durante seu mandato. “Vamos produzir mais, botar dinheiro no bolso de quem produz e comida na mesa de quem tem fome”, afirmou.
O compromisso está registrado no programa eleitoral de Jerônimo desta quarta-feira (07), que trata das propostas para a agricultura familiar. “É daí que vem mais de 70% dos alimentos que os baianos consomem”, lembra o candidato de Lula na Bahia. “É com essa gente forte e batalhadora que a Bahia vai continuar crescendo.”
O episódio lembra a origem de Jerônimo, nascido na no interior da Bahia, filho de vaqueiro, para mostrar a identificação dele com o tema. “Jerônimo tem uma vida inteira dedicada à agricultura familiar”, relata o programa. “Desde jovem, organizou movimentos comunitários, atuou como educador e, na Secretaria de Desenvolvimento Rural, fez o maior investimento da história da agricultura familiar na Bahia, mais de R$ 4 bilhões.”
No programa, são mostrados casos e personagens reais que foram beneficiados pelos avanços da agricultura familiar sob a gestão de Jerônimo e seu time. Ao todo, foram emitidos mais de 59 mil títulos de propriedade, regularizando mais de 1 milhão de hectares de terra, e instaladas 434 mil cisternas, por exemplo. “Sou um homem do interior e sei da força que a gente tem”, diz o candidato. “Com Lula, vou seguir trabalhando para uma Bahia ainda mais forte e produtiva para a nossa gente.