Erro em comprovante impossibilita moradora de receber 4ª dose; SMS esclarece

Após uma moradora relatar ao bahia.ba que foi impedida de receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (20), por conta de um erro no aplicativo ‘Carteira de Vacinação Digital’, disponibilizado pela prefeitura de Salvador, o secretário de saúde do município, Décio Martins, afirmou que a falha não passa de um “erro eventual”.

“Esses problemas ocorrem de uma forma muito pontual. Essas pessoas devem procurar a nossa ouvidoria através do telefone 156 para poder solicitar a inclusão dos dados. Ela junta os documentos e encaminha. É um procedimento bem fácil”, explicou o secretário.

Ainda na entrevista, o gestor da pasta afirma que tomou conhecimento de apenas quatro casos semelhantes. “Quem mais quer somos nós que todas as pessoas estejam com a dose de reforço no braço. É óbvio que, num sistema de vacinação enorme como nós fizemos, com um público elegível de mais de dois milhões de pessoas para se vacinar, pode ocorrer eventualmente um erro. Nesses casos específicos, temos que verificar de fato o que aconteceu”, disse Décio ao bahia.ba.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

Por meio de uma nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que os cidadãos que tiverem problemas de atualização dos dados lançados no aplicativo ‘Passaporte da Vacina’ podem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde por meio do site, presencialmente de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 09 às 16 horas, na sede da SMS, rua da Grécia, 3A – Comércio ou pelo telefone do Fala Salvador 156.

Conecte SUS

Além da plataforma disponibilizada pela prefeitura de Salvador, os moradores da capital baiana que já completaram a vacinação contra Covid-19 podem obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença, emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo Conecte SUS.

O documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal e pode ser útil, por exemplo, para pessoas que estão com o esquema vacinal desatualizado no aplicativo da prefeitura e não possuem a carteira de vacinação física.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment