A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quarta-feira (6), 21 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo, Paraná e Bahia. As ações se dão no escopo da Operação The Fallen, por determinação da Justiça Federal em Pernambuco.
Segundo a PF, as investigações tiveram início em 2020, quando as autoridades observaram importação suspeita de peças de aeronaves portuguesas por uma empresa de Recife (PE), que as introduziu no Brasil pelo porto de Itajaí (SC).
Após apurações conjuntas entre a PF, a Receita Federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foi constatada a existência de um esquema de contrabando de peças de aeronaves que, em sequência, eram utilizadas por narcotraficantes em atuação na fronteira.
A operação apura ainda a estratégia de lavagem de dinheiro pelo grupo, através de empresas de fachada que possibilitam a movimentação de valores no território nacional. Segundo as investigações, também foram utilizadas empresas com sede no exterior para viabilizar a compra de aeronaves fora do Brasil. Além de servir à própria organização, os aviões também eram cedidos a outros grupos criminosos.