Foto/TCU/
O Tribunal de Contas da União aprovou nesta quarta-feira (29), com ressalvas, as contas do governo federal referentes ao ano de 2021. A decisão foi tomada por unanimidade entre os ministros da corte.
O julgamento no TCU começou com o voto do relator, ministro Aroldo Cedraz. Ele destacou que os técnicos do órgão apontaram algumas distorções na execução do orçamento do ano passado. Dentre os problemas apontados estão: o desvio de finalidades na aplicação de recursos da Seguridade Social; e a aplicação abaixo do previsto em projetos de irrigação na região Centro-Oeste.
Apesar de endossar o laudo dos técnicos do TCU, o ministro Aroldo Cedraz entendeu que essas inconsistências não são suficientes para que as contas do governo sejam reprovadas pelo tribunal.
O entendimento do relator foi acompanhado pelos demais ministros da corte. Agora, o tribunal vai enviar um parecer sobre as contas do governo para o Congresso Nacional. Aos parlamentares, caberá o julgamento final quanto à regularidade das contas do governo federal de 2021.
Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi