Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP/
O ex-presidente Lula (PT) ampliou a vantagem de intenção de voto à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo levantamento publicado na manhã desta segunda-feira (30) pelo instituto FSB e encomendado pelo BTG/Pactual.
A pesquisa foi feita por telefone, e o Instituto FSB Pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de maio. A margem de erro dela é de 2 pontos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o registro BR-03196/2022.
Na pesquisa estimulada, Lula cresceu cinco pontos percentuais quando comparado com a mesma pesquisa feita no dia 25 de abril. Bolsonaro seguiu com os mesmos números.
Lula também apareceu liderando e teve a mesma margem de crescimento no cenário espontâneo. Bolsonaro, por sua vez, desceu 1%, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa. Confira os números de todos os cenários no final do texto.
De acordo com a pesquisa, Lula aparece com 46% no cenário espontâneo, liderano o levantamento. Bolsonaro vem em segundo, com 32%. Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro e manteve os 9% dos dois levantamentos anteriores. Simone Tebet (MDB) segue com 2%. Os números são relativos à intenção de voto para primeiro turno.
BTG/FSB – Cenário 1 (Estimulada) | 1º Turno
– Lula (PT) – 46%
– Bolsonaro (PL) – 32%
– Ciro Gomes (PDT) – 9%
– Simone Tebet (MDB) – 2%
– Outros candidatos – 2%
– Indecisos – 1%
– Não voto – 7%
Cenário 2 (Espontânea) | 1º Turno
– Lula (PT) – 41%
– Bolsonaro (PL) – 29%
– Indecisos – 13%
– Não voto – 9%
– Outros candidatos – 4%
– Ciro Gomes – 3%