Em agenda no interior do estado nesta sexta-feira (06), o pré-candidato ao governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, voltou a defender a fila zero para alguns procedimentos na saúde pública. De acordo com o ex-prefeito de Salvador, para que a espera na regulação diminua, é imprescindível a regionalização do atendimento.
“Lamentavelmente, hoje a realidade da Bahia, principalmente no interior, é que muitas pessoas que dependem da saúde pública são obrigadas a esperar meses, quando não mais de ano, na fila da regulação. Isso significa perder muitas vidas”, ponderou Neto.
“Nós vamos intervir diretamente nessa situação. Primeiro, regionalizando a assistência à saúde. Ou seja, oferecendo uma maior quantidade de postos de saúde no interior. Quando a gente olha aqui na região, a gente vê que tem o hospital de Pombal, tem o hospital de Alagoinhas. Mas ambos sem capacidade de dar atendimento a todas as demandas”, criticou.
O pré-candidato ainda defendeu uma gestão mais eficiente na saúde pública e investimentos em tecnologia para que haja celeridade em casos mais urgentes.
“A gente tem que rever a regulação, trazer gestão, trazer tecnologia, e o compromisso de que certos procedimento como politraumatismo, casos de AVC, problemas cardíacos, não vão esperar na fila. Aí é fila zero. Aí é acesso direto ao internamento hospitalar, não pode ser diferente”, salientou.
“Esse será o nosso compromisso. E vamos fazer isso construindo hospitais regionais, chamando parcerias, observando hospitais municipais que podem ser ampliados e que podem, portanto, oferecer uma quantidade maior de serviços. Existe um caminho. Agora, precisa, acima de tudo, ter trabalho e decisão política de fazer”, acrescentou o pré-candidato.
Na passagem por Olindina, ACM Neto avaliou ainda que é possível mudar a vida das pessoas através da política: “Eu tenho o sonho de ser governador para trazer a gestão estadual para dentro de Olindina e de todo o interior. Vou fazer um governo de proximidade, tomando sol, tomando chuva, andando pelas ruas das cidades, visitando as zonas rurais, construindo uma administração eficiente para toda a população da Bahia”, ressaltou.
Agenda de visitas às regiões Nordeste e Recôncavo
Neste fim de semana, ACM Neto percorre as regiões do Nordeste e do Recôncavo baiano. Nesta sexta-feira (06), além de Itapicuru e Olindina, o pré-candidato ao governo passa por Nova Soure, Cipó e Ribeira do Amparo.
No sábado (07), Neto vai se encontrar com a população de Araci, Banzaê e Ribeira do Pombal. Já no domingo (08), a maratona será concluída em Maragogipe, no Recôncavo baiano.