Após ataque digital, Americanas perde mais de R$ 2 bilhões em valor de mercado

Como resultado da queda dos sites das Americanas, Submarino e Shoptime, empresas de comércio eletrônico controladas pelo mesmo grupo, após sistemas da companhia serem alvo de ataque digital durante o final de semana, as ações da Americanas despencaram na última segunda-feira.

 

De acordo com dados da Refinitiv, a perda de valor de mercado foi de mais de R$ 2 bilhões.

 

A empresa informou que suspendeu parte dos servidores de sua plataforma de comércio eletrônico, depois de identificar riscos de “acesso não autorizado” no fim de semana, porém não deu mais detalhes sobre a natureza do ataque.

 

A companhia teve no primeiro trimestre do ano passado vendas online de R$ 5,594 bilhões, correspondendo a uma média por dia R$ 62,2 milhões.

 

Procurada na segunda-feira após o fechamento do mercado, a empresa afirmou que “atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”.

 

A Americanas reiterou que as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e que permanecem operando.

 

A operação de marketplace da Americanas foi responsável por 64,4% das vendas brutas no primeiro trimestre de 2021.

 

O ataque digital em uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do país ocorreu após uma série de outros ataques no ano passado contra empresas do país.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment