“Educação em Nossa Rede: Urgências e Possibilidades na recomposição das aprendizagens” é o tema da Jornada Pedagógica 2022, que acontece a partir desta segunda (31) até quarta-feira (2). A atividade marca o início do ano letivo da rede municipal de Salvador e volta a ser presencial, seguindo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.
O ponto alto da programação acontece na tarde de terça-feira (1º), a partir das 13h, com um evento direcionado para gestores e vice-gestores, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. Após a cerimônia de abertura, haverá as palestras do conferencista Luciano Meira, PhD em Educação Matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA, 1991), mestre em Psicologia Cognitiva e bacharel em Pedagogia, que falará sobre “Liderança transformadora de redes educacionais”, e Roberto Shinyashiki, formado em Medicina, pós-graduado em Administração de Empresas e doutorado em Administração e Economia, ambas pela Universidade de São Paulo, que abordará o tema “Liderança em tempos de crise”.
“A Jornada Pedagógica é a oportunidade de trocas, entre todos os profissionais da educação, engajamento, mobilização e reafirmação do compromisso com a educação, além de uma oportunidade para o início de um novo ciclo de educação contemporânea sensível e engajada com o contexto educacional e com a necessidade premente de recomposição das aprendizagens”, destaca a diretora pedagógica da Smed, Cínthia Seibert.
Os demais dias serão voltados a encontros nos dois turnos nas escolas, direcionados aos professores e coordenadores das 432 unidades escolares. Nessas ocasiões, serão traçadas metas para o ano letivo de 2022, com o objetivo de alcançar o que está estabelecido no Planejamento Estratégico da Smed, no Plano Municipal de Educação, em vigor, bem como a garantia de aprendizagem de qualidade dos alunos.