Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Juazeiro
Cidade Juazeiro terá festival de Gastronomia. Será realizado entre os dias dois e 17 de outubro, na cidade de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, o primeiro festival gastronômico da cidade. De acordo com a gestão no município, o objetivo da iniciativa é a valorização da riqueza de insumos e sabores presentes na cidade e região, e o apoio e incentivo aos estabelecimentos do setor de alimentos e bebidas fora do lar do município, afetados durante a pandemia.
O evento acontecerá de forma híbrida e os participantes poderão ir aos restaurantes ou receber o pedido via delivery. Interessados em participar têm até o dia 22 de agosto para realizar sua inscrição. Link, regulamento e demais informações estão disponíveis no instagram oficial do evento, @saboresdejuazeiro. Para participar do festival, os interessados poderão inscrever seus pratos em até quatro categorias distintas: Prato principal, Comida de boteco, Lanches e Sobremesa. Nesta primeira edição, as empresas interessadas deverão utilizar o serviço de delivery e estarem inscritas no aplicativo pede.ai, apoiador do evento. O lançamento oficial do evento aconteceu na noite da última quarta-feira (11), no Rapport Hotel, em Juazeiro. Estiveram presentes representantes dos realizadores, correalizadores e apoiador do Festival, bem como empresários do ramo de alimentos, bebidas e turismo, além de veículos de imprensa do Vale do São Francisco.
O gerente do Sebrae no município, Carlos Cointeiro, considerou durante a sua fala que o lançamento da 1ª edição do festival gastronômico em Juazeiro já superou as expectativas. A prefeita Suzana Ramos, prometeu levar à Câmara Municipal de Juazeiro um projeto para tornar “o festival parte integrante do calendário de eventos oficiais do município”, notícia comemorada e aplaudida pelos presentes no evento. De acordo com a gestão municipal, houve um consenso na fala dos secretários Sérgio Fernandes e Carlos Neiva, titulares das pastas municipais integradas ao projeto, de que a realização do festival gastronômico simboliza a volta da atividade econômica dentro de um dos setores mais prejudicados pelas restrições impostas pela pandemia do Covid-19.
A presidente do SINDHAJ, Maraiza Carvalho, aposta no festival como uma ferramenta que pode revigorar os setores de alimentação e turismo na região. Já Felipe Durando, diretor de marketing do app pede.ai, considera que “o festival é uma oportunidade fantástica que vai reconhecer os pequenos, médios e grandes empreendedores no ramo gastronômico, além de valorizar a cultura local e fomentar o turismo no Vale do São Francisco”.