Dia de Natal começa com muita Chuva em Salvador, com alagamentos e quedas de árvores

Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia/

Salvador amanheceu mais uma vez, com tempo chuvoso, com bem, preveniu o sistema de meteorologia e a própria Defesa Civil de Salvador. Neste dia de Natal, o tempo em Salvador e região metropolitano, será de muita chuva. Com possibilidade de termos ruas alagadas, quedas de árvores, assim como foi registrado na ultima sexta feira dia 24.

Previsão do tempo
A Codesal já havia sinalizado que o período dos festejos natalinos seria marcado por chuvas intensas acompanhadas por trovoadas na capital baiana. A situação é ocasionada pela passagem de uma frente fria somada a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Desta sexta-feira a domingo (26) ocorrerão eventos de chuvas significativas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. As temperaturas vão variar entre 23°C e 28°C.

De acordo com a Codesal, na segunda-feira (27), a previsão é de céu nublado a parcialmente com chuvas fracas a moderadas. As temperaturas deverão variar entre 24°C (mínima) e 30°C (máxima).

Como se prevenir de raios
Durante as tempestades, a Codesal recomendou que as pessoas saiam das casas onde moram somente se for absolutamente necessário. Confira mais recomendações:

  • Não retire nem coloque roupa em varais de arame;
  • Caso esteja na rua, busque refúgio no interior de edifícios;
  • Mantenha-se longe de árvores isoladas;
  • Não permaneça dentro d’água ao longo da tempestade.

Verão chuvoso
Segundo o Cemadec, a possibilidade é que chova na capital baiana 30% a mais do que o esperado ao longo do verão 2021/2022, estação que se iniciou na terça-feira (21) e se estende o dia 20 de março de 2022.

O meteorologista do Cemadec, Giuliano Carlos do Nascimento, informou que a estação será marcada pelos impactos do fenômeno La Niña e por temperaturas altas, com chuvas intensas ao longo do trimestre.

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site da Codesal.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment